quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Resgatadores da Dança

A história da dança retrata que seu surgimento se deu ainda na pré-história, quando os homens dançavam para expressar emoções e acontecimentos do cotidiano.
O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, onde as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros dessas danças mostram que as mesmas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo.

Mais tarde, já perdendo o costume religioso, as danças apareceram na Grécia, em virtude das comemorações aos jogos olímpicos. Porém, o Japão preservou este costume, onde as danças são feitas até hoje, nas cerimônias dos tempos primitivos.
Em Roma, as danças se voltaram para as formas sensuais, em homenagem ao deus Baco (deus do vinho), onde se dançava em festas e bacanais.
Já nas cortes do período renascentista, as danças voltaram a ter caráter teatral, que estava se perdendo no tempo, pois ninguém a praticava com esse propósito. Praticamente daí foi que surgiram o sapateado e o balé, apresentados como espetáculos teatrais, onde passos, música, vestuário, iluminação e cenário compõem sua estrutura.
No século XVI surgiram os primeiros registros das danças, onde cada localidade apresentava características próprias. No século XIX surgiram as danças feitas em pares, como a valsa, a polca, o tango, dentre outras. Estas, a princípio, não foram aceitas pelos mais conservadores, até que no século XX surgiu o rock’n roll, que revolucionou o estilo musical e, conseqüentemente, os ritmos das danças.

Assim como a mistura dos povos foram acontecendo, os aspectos culturais foram se difundindo.
O maracatu, o samba e a rumba são prova disso, pois através das danças vindas dos negros, dos índios e dos europeus esses ritmos se originaram. (texto extraído de
www.brasilescola.com.br)

Cada dança tem a sua origem, muitas voltadas para idolatria, outras para a sensualidade e outras como uma simples forma de divertimento.
Nós, como artistas de Cristo, temos a missão de resgatar cada estilo de dança que foi distorcido pelo diabo, para Cristo. Muitas vezes quando não compreendemos a cultura, a história de um povo, temos a tendência de criticar e sobrepujar a nossa cultura sobre a deles, mas precisamos compreender que Deus criou todas as coisas, todas as danças, porém o diabo trouxe o engano e distorceu o que Deus criou, usando a dança de uma forma errada, e não para adorar a Deus.
Por isso, quero animar cada um a interceder por cada povo que estaremos representando em nossa dança na Cantata deste ano. Vamos juntos orar pela restauração desta cultura, e para que cada povo, em sua cultura e singularidade, passe a adorar ao Senhor Jesus, criador de todas as coisas.

“Todas as coisas foram criadas Nele, e Nele encontram propósito” – Colossenses 1:16

Vamos juntos resgatar a dança para Cristo!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

African Dance (AO REDOR DO MUNDO)

Galera! Esse daqui é um vídeo que tirei do programa So You Think You Can Dance. É uma boa referência para os movimentos que estaremos produzindo na Cantata de Natal.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Cantata de Natal: Preparativos

Amados do Ministério! Este é um comunicado URGENTE! Hehehe É sobre a Cantata de Natal que acontecerá no dia 20 de Dezembro, na CCC. O tema do evento será Celebrando Jesus nas Nações. E a dança terá um papel muito importante em um dos atos do evento.
O evento será daqui a exatos 40 dias, e portanto não temos tempo a perder. Os ensaios acontecerão nos sábados (para quem dança na Rede Jovem) e nos domingos (para quem dança no culto). Mas além dos ensaios, quero animá-las a estarem orando todos os dias por este evento, pois será um tempo de Grande Festa!!! Como nosso tempo é curto (hehe) também orem por GRAÇA ABUNDANTE para pegarmos todas as coreografias e que sejamos todos UM naquele palco! Amém?
A música que será apresentada é uma composição minha que entitulei
AO REDOR DO MUNDO (Clique no link para fazer o download do arquivo)
É extremamente necessário o ensaio em casa, porque afinal são 15 minutos de música! Hehehe
IMPORTANTE: para quem dança no domingo, vou ver a disponibilidade de usarmos a sala do Maternal no domingo a tarde (das 14h as 16h) para nosso ensaio.
Outra coisa para irmos pensando também é o figurino. Eu sugiro que estejamos descalços e com uma calça branca (estilo de capoeira, sabem?) seguem dois exemplos (http://www.capoeiraroots.com/media/catalog/product/cache/1/image/5e06319eda06f020e43594a9c230972d/c/a/calca_branca_02_1.jpg
O material seria helanca, alguém poderia ver como faz, quanto que fica e essas coisas? Alguém tem mais sugestões? Ah, sim. E na parte de cima, naõ tenho muita ideia, mas penso em algo bem colorido. xD
Um abraço a todos, volto com mais informações!
Deus abençoe! Israel Lessak (se precisar, me liguem 9145-5099)