sexta-feira, 14 de agosto de 2009

História do Street Dance

A Origem...
O Street Dance não surgiu tão remotamente como o Ballet Clássico, mas também não se trata de algo muito recente. Assim como os Estados Unidos, a Jamaica passava por conflitos civis e políticos, em que eram comuns os Disco-mobiles (carros de som semelhantes ao Trio Elétrico brasileiro) e Talk Over (canto falado com mensagens políticas). Por volta dos anos 68 e 69, Kool Herc, jamaicano fugido das lutas civis do país, chegou aos Estados Unidos trazendo às ruas as primeiras Block Parties (festas de quarteirão), no Bronx, assim como os Disco-mobiles. Por haver, no bairro, brigas de gangues na disputa de territórios, com agressões e mortes, um precursor do movimento cultural Hip Hop, Afrika Bambaataa, contribuiu para que as gangues resolvessem suas diferenças através da dança, chamadas "batalhas", disputas dançantes em que um dançarino "quebra" o outro, no sentido de dificultar a movimentação (batalhas de break) dentro das Block Parties. Com isso, a violência entre as gangues amenizou-se consideravelmente. A chamada cultura Hip Hop começou a se destacar nos anos 70, partindo do gueto nova yorkino do Bronx para Harlem e Brooklin, e, inevitavelmente, para todo o mundo. Em 1974, foi fundado o Zulu Nation (Maior organização de Hip Hop do mundo, fundada por Afrika Bambaataa), onde se originou os quatro elementos que caracterizam esta cultura:

*Rap (ritmo e poesia) - Constitui-se por uma fala ritmada e rimada, com expressões que refletem a realidade do jovem. Kool Herc o trouxe (por meio dos Toasters) nas Block Parties.
*DJ's e MC's (discotecários) - Manejam aparelhos de mixagem durante festas, com o intuito de produzir novas músicas e sons.
*Grafite - Eram demarcações de territórios entre gangues rivais, através de Tags (assinaturas) que, aos poucos, transformaram-se em forma de expressão artística.
*Street Dance - Os primeiros dançarinos (Breakdancers e B. Boys) protestavam contra a guerra do Vietnã através da teatralidade de cada passo, que representava uma violência física ao soldado, um dano causado, ou demonstrava seus ferimentos.
Os Estilos...
Dividem-se da seguinte maneira:
*Locking - Criado por Don Campbellock, na cidade de Los Angeles (Estados Unidos), em finais de 60. Originado do Funk (música negra norte-americana que surgiu a partir de uma mistura de soul music, soul jazz e R&B), especificamente de um passo chamado Funky Chicken.
*Brooklyn Rock (Up Rocking) - Criado pelos dançarinos (Rockers) “Rubberband Man” e “Apache”, entre 67 e 69, no bairro do Brooklyn, na cidade de Nova York (Estados Unidos), como movimentos de disputa (Apache Line (frente a frente) - linha imaginária onde os dançarinos ficam um defronte ao outro e ao saírem, cada um em seu momento, executam seu movimento tentando "quebrar" o movimento do outro).
*Popping - Criado por Boogaloo Sam, nascido em uma pequena cidade da Califórnia, Fresno. Movimento caracterizado pela contração muscular.
*Boogaloo - Também criado por Boogaloo Sam na mesma época, ao observar o andador de um homem idoso pela rua e seu movimento. Caracteriza-se por movimentos circulares do quadril.
*B-Boying ou B-Girling (Breaking) - Surgiu entre os anos de 75 e 76, no Bronx (Nova York). O Break Boy ou Break Girl veio do termo Break/B, trecho de música, na maioria das vezes instrumental, que valorizava mais a batida e a linha de baixo. Ficaram conhecidos como B.Boy e B.Girl, os garotos e garotas (dançarinos), por dançarem no break da música.
*Freestyle (estilo livre) - Originado em meados de 80 na chamada Golden Age (Era de Ouro). Tal nome se deve ao fato de esse estilo de dança ser baseada em toda a forma de Social Dance ou Street Dance. Trata-se da modalidade mais freqüente na mídia hoje, em Videoclipes de música Rap, R&B e Pop. Não é dançada somente no acento rítmico da batida, mas também nas convenções vocais e instrumentais da música.
Bem pessoal, essa é a história do Street Dance, o estilo de dança que estamos aderindo na dança da rede jovem!
Espero que tenham gostado!
Deus abençoe muito vocês,
Beijos...
Jé ;)

5 comentários:

  1. Muito legal! É mto bom conhecermos mais a parte "teórica" da dança que estamos fazendo! Muito bom!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Gostei =) o Popping é muito usador hoje em dia para incrementar coreografias =D bem legal, saber disso! ^^

    ResponderExcluir
  3. como é chamado o estilo de dança inspirado nos transfformistas?

    ResponderExcluir
  4. Adorei da em favoritos :) , o conteúdo ta melhor que o da wikipédia , pelo menos eeu achei
    ass:Laura M. Bou Ali

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lógico, wikipedia é feito por pessoas comuns!!!!!!!!!!!

      Excluir